Atrativo está sendo revitalizado
Repórter: Wilson Schmidt Junior
Considerado um dos grandes atrativos do Parque Zoobotânico e um dos mais famosos de Brusque, o teleférico, há muito desativado, estará em breve de cara nova. O atrativo, juntamente com o restante do parque, será totalmente revitalizado. O serviço, que já teve ordem assinada na última semana, inclui a reforma de toda a estrutura mecânica, de sustentação e também de 25 cadeiras, que contarão com novos apetrechos de segurança, semelhantes aos usados em parques de diversões.
Além disso, todos os cabos de aço serão trocados e os dois motores (um para emergência) serão revisados. Eduardo Serpa, um dos responsáveis pelo parque, conta como a obra contribui para o espaço do atual Zoobotânico. "O teleférico vem a agregar com os vários atrativos que o Zoobotânico oferece, além dos animais, a riqueza da flora, o paredão de escaladas e o parque infantil. Então acaba sendo mais uma opção para chamar o turista e o povo brusquense para usufruir desse espaço, que é um local de lazer do município.", comenta ele.
Desativado há cerca de cinco anos, devido ao esticamento dos cabos, a espera deve demorar ao menos até o fim desse ano, prazo previsto para conclusão da obra. Eduardo acredita também em um crescimento do apelo turístico com a reforma da atração. "Vários turistas de fora do estado vem ao parque com o único objetivo de usufruir do teleférico e quando eles notam que está em manutenção, apenas viram as costas e vão embora. Dados antigos comprovam que o teleférico é a maior atração do parque Zoobotânico".
Artur Antunes Pereira, responsável pelo setor de captação de recursos da prefeitura, conta que no início do ano de 2010, a cidade de Brusque foi contemplada com uma emenda parlamentar. Desde lá, procurou-se atender todas as exigências técnicas para começarem o mais rápido possível as obras, visto que o projeto estava há mais de um ano sob análise na Caixa Econômica Federal.
O investimento total da reforma do teleférico é de R$ 279.881,13, sendo a empresa Montálica a vencedora do processo licitatório. Para complementar as benfeitorias no Parque Zoobotânico serão reformadas ainda as calçadas, o pórtico de entrada e os sanitários do local.